sábado, abril 02, 2005

Afinal o que é verdade?

Mas afinal o que é ser perfeito? O que pensamos nós quando dizemos ser normais? E o vulgar? Onde ficamos nós entre tudo isto?
Palavras como a traição, a mentira ou o amor, fazem parte do nosso quotidiano. Mas será que sabemos o que, de facto, representam? E estas palavras que aqui escrevo, para que me servem elas?Para organizar ideias. Foi com esse intuito que comecei a juntá-las. Mas, a verdade é que gostava de partilhá-las e, por isso, as escrevo aqui!
Este organizar de ideias não precisava de ser feito desta forma, poderia mantê-lo na minha mente. Mas, sempre adorei palavras e quero tê-las.
Quando olhamos nos olhos de alguém, mesmo sabendo que estes, supostamente, nunca mentem, nem imaginamos o que está para além deles. Verdades e Mentiras. Resume-se, assim, o olhar de alguém. Verdades e Mentiras que exprimem sentimentos. Sejam eles quais forem só podem ser duas coisas: verdades ou mentiras. A proporsão que atingem, essa é outra história. Afinal, de que servem as convenções, as convicções, os príncipios, e educação? Para vivermos bem connosco? Ou para vivermos bem com os outros?

dasg

2 comentários:

Anónimo disse...

Ser prefeito...ser prefeito é tentar aprender com os erros k kometemos...
quanto à verdade e mentira...eu acredito k kuando olhamos nos olhos de alguem...eles dizem-nos o k esta para alem disso...a kestao está em saber ver...
bem...para terminar, penso k as convicçoes, os principios e a educação serve para vivermos bem connosco no meio dos outros...
*******************************da Pucca*

Sargento Pimenta disse...

Li um artigo muito interessante sobre como descobrir pelo comportamento, se nos estão a mentir ou não. Como disse é muito interessante mas um pouco comprido para incluir como comentário. Posso mandar-te se quiseres.
Agora...mentiras... apesar de ser contra a mentira, penso que há algumas que pelo seu conteúdo ou pela sua natureza é natural que se digam...até certo ponto claro.
São, por exemplo, as mentiras piedosas que se dizem para não ferir alguém e que não acarretam grandes consequências...
Ou então aquelas que se dizem para esconder algo bem mais grave que a própria mentira. Eu acho bastante natural um assassino mentir sobre o seu crime de modo a encobrir a sua culpa. ATENÇÃO: eu disse natural e não desculpável. Enfim,tudo isto é muito subjectivo. Eu vejo assim, mas outros não concordarão comigo decerto.
Quanto a convenções...são leis ou costumes instituídos. Há que aceitar que são feitas para nos relacionarmos uns com os outros, mas sempre com a intenção de nos sentirmos bem connosco próprios; isto é: Eu, enquanto animal de sociedade, só posso sentir-me bem comigo se me relacionar bem com os outros. Como qualquer lei, não são perfeitas, podem sempre ser ajustadas e muitas vezes nem sequer são justas.
A menina não quer falar de algo mais leve? assim por exemplo...Praia, corrupção politica, colecções de copos ou postais...etc.