domingo, maio 27, 2007




Saber viver é, acima de tudo, um desafio. Pois, nascer para o mundo não foi opção nossa, mas viver nele sim. Então, o melhor é fazê-lo e pronto, aproveitar o privilégio. Há alguém que deseje, no desespero da desilusão, na solidão e no esgotar das forças nunca sequer ter aberto os olhos para o mundo e queira fechá-los para sempre, usando a sua própria vontade. É preciso compreender, ajudar quem está à beira do abismo, pois não somos nós quem devemos decidir a hora de partir. O Destino, a vida, Deus, a ordem natural de tudo, o que quiserem acreditar é que serão os responsáveis pelo “adeus”. Quem não acredite num futuro melhor não é desistindo de viver que ele acontecerá, pois há quem nunca tenha ganho uma guerra mas mesmo assim não se dê por vencido.
Entre optimistas e derrotistas ambos sabem que estão vivos. Então vamos viver. Afinal, mesmo o mais revoltado e amargurado dos homens deveria ter em si o carácter solidário de ajudar o que está ainda pior, só assim o mundo pode girar com mais dignidade. E o terminar de uma angústia nem sempre passa por eliminar do coração quem provocou a dor. Há que olhar a vida de frente. Os erros dar-nos-ão imunidade e assim será mais fácil seguir em frente.
Somos humanos e a vida surpreende a cada segundo e nem sempre estes passam da forma mais tranquila. O cansaço assola-nos o corpo. A alma sente-se a desvanecer, tudo em nosso redor nos parece monótono. Será cansaço de viver? Certamente, não. Talvez cansaço de não saber como melhor viver. O bom é quando alguém vem para resgatar a angústia e elevar a alegria. Alguém deste mundo, mas iluminado ao nosso olhar. A esse chamamos com carinho de “o tal”, “aquele”. O que nos está reservado. É maravilhoso quando nos sentimos assim. O mundo deixa de ser um lugar pequeno e sufocante, torna-se o palco das nossas emoções, sentimentos e aventuras doces e loucas de amor. Nada, parece que nada pode separar ou destruir um sentimento tão forte. Só o que assola as nossas almas é o medo de vir à cena o drama, com lágrimas e o som do adeus. O pano cai.
E de novo tudo recomeça. É a peripécia da vida. É o reconhecimento da dor. A catharsis da anankê. Esquisito e palpitante é quando, a seguir, tudo volta outra vez. Se quem tanto amaste volta sem avisar, se quer de novo o teu coração e tu ficas outra vez, sem chão, nem sabes como agir. Dizes “não” e continuas a peça da tua vida ou pronuncias o “sim” no teu coração e transformas a história. Esta decisão pode não ser fácil, se no teu coração já existe outro alguém. Aqui, a indecisão assola e devasta ainda mais a tua mente. Olhas em teu redor e ninguém se interessa pela tua angústia. Na solidão e na confusão é difícil ser-se e agir de forma consciente e correcta. Continuar sós torna-nos frios e agressivos. Conseguir quem nos compreenda e ajude pode não ser tarefa fácil. Esperar é a opção que nos resta. Por um amigo da alma que nos ajude a ascender a um estado de segurança e harmonia interior, por um adormecer em paz, sorrindo em vez de chorar antes de viajar até ao sonho mais próximo do céu. Andar pelas nuvens, entrar no país das maravilhas e para os mais ambiciosos ser rei e poder ter tudo. E neste mundo tudo pode acontecer, principalmente, porque podemos ser felizes para sempre e pronto.
Navegando entre ilusões e desilusões aprendemos com elas e a cada dia tudo se torna tão evidente. A evidência de que, mesmo sendo a realidade mais real do que deveria, o “homem sonha”, e tudo poderá acontecer. No subconsciente de cada um pode até existir a esperança de renascer um ao outro sonho e quando aquilo que ansiámos é contemplado diante dos nossos olhos, sentimos como é bom estar vivos.
Mas a nossa vontade, o querer realizar algo não é suficiente e não está só entre as nossas mãos, isto se amamos alguém. Quando idealizamos projectos a dois, envolve-mos a razão com o complexo coração. Através da imaginação viajamos no tempo esperando um amanhã eterno. Dividimos o desejo incessante de apenas ser feliz. Nada nos demove de nada. Vivemos cada momento, desfrutando as coisas simples como o brilhar das estrelas ou a magia do pôr-do-sol à beira mar, este belo e revoltado com a injustiça do Homem. Todas as palavras parecem poucas para dizer que sentimos mais que palavras. As horas são testemunhas de cada beijo. O ar mostra o quanto o amor transforma quem o sente.

Há, em toda a natureza, sinais de que o Homem foi criado para amar. Ele pecou, é imperfeito, mas quem quer atingir a perfeição sabe que não será capaz. Porque não é imune aos sentimentos.
O sofrimento toca o nosso coração. Tudo nos parece um feitiço, a magia negra da vida. O medo apodera-nos a alma. O arrepio de pensar que podemos perdurar no escuro e de a solidão ser a nossa única companhia é asfixiante. Queremos sair do fundo do túnel. Buscar desesperadamente o caminho certo. O fim está à nossa espera, mas o nosso dever é seguir por atalhos e ir ultrapassando os obstáculos e gozando os prazeres que vamos encontrando, para que, quando chegarmos ao fim, sintamos a missão cumprida.

A vida mostra-nos o caminho, só precisamos de levar o coração...

2 comentários:

Anónimo disse...

Bonito post, profundo e sentido. Bjitos miga!

Putin disse...

Bem,mas que filosofia que vai pra aki...até parece k anda aí passarinho novo na costa...lol