quarta-feira, agosto 23, 2006

"Os olhos não mentem quando a boca o faz"... será que é mesmo assim?

3 comentários:

Sargento Pimenta disse...

Pergunta dificil. Eu costumo olhar nos olhos das pessoas quando estou em dúvida, e tenho-me dado bem... Mas há artistas que enganam qualquer um de qualquer forma.
Melhor fazer como a tua mãe diz: confiar desconfiando. A confiança é algo que se ganha com o tempo e com a experiência, e que quando se perde, geralmente é para sempre :-(

Anónimo disse...

Os olhos são o espelho da alma....

Sargento Pimenta disse...

li este artigo que explica com algum fundamento cientifico o que dizes no teu post e o ditado de "Os olhos são o espelho da alma". Passo a transcrever:

Podemos aprender uma técnica simples, capaz de nos revelar quando as pessoas estão sendo sinceras com suas palavras. A técnica está na observação da parte superior do rosto (acima da boca) O reconhecimento das emoções mostradas na parte de baixo da face tende a ser processado pelo hemisfério esquerdo do cérebro, que está ligado ao comportamento aprendido. As emoções mostradas na parte de cima, porém, tendem a ser processadas pelo hemisfério direito, que lida com o comportamento instintivo, inato. Podemos portanto treinar-nos para prestar mais atenção às expressões da parte de cima da face. É lá que está o verdadeiro estado emocional da pessoa. E assim fica muito mais fácil identificar, se a pessoa está ou não sendo sincera.